Opinião | O silêncio das águas - Brittainy C. Cherry


Título: O silêncio das águas
Série: Elementos #3
Autora: Brittainy C. Cherry
Editora: Editorial Presença
Edição/reimpressão: 2019
ISBN:  9789722363570
Páginas: 336
Sinopse: "Momentos. A vida é uma sucessão de momentos. Alguns, profundamente dolorosos e cheios de mágoas do passado. Outros, cheios de esperança e promessas para o futuro. Tive muitos momentos na minha vida, momentos que me modificaram, que me desafiaram. Momentos que me assustaram e atormentaram. No entanto, os mais importantes - os momentos mais comoventes e arrebatadores - sempre o incluíram a ele. Eu tinha dez anos quando perdi a voz. Uma parte de mim foi -me roubada, e a única pessoa que conseguia ouvir verdadeiramente o meu silêncio era o Brooks Griffin. Ele era a luz dos meus dias escuros, a promessa do amanhã, até que a tragédia o encontrou. A tragédia que acabou por afogá-lo num mar de memórias. Esta é a história de um rapaz e de uma rapariga que se amavam um ao outro, mas não se amavam a si mesmos. Uma história de vida e de morte. De amor e de promessas quebradas."

Opinião: Foi com muito entusiasmo que recebi a notícia de que este livro iria ser editado em Portugal, têm falado já tanto nele em blogs brasileiros que honestamente já tive para lê-lo mais do que uma vez, mas ainda não tinha surgido a oportunidade e ainda bem! O silêncio das águas é o terceiro livro da série "Elementos" mas pelo que andei a ver podem ser todos lidos de forma independente, embora pessoalmente tenha preferido começar com o primeiro da série, mas não sei bem porquê mas este é que foi o primeiro a ser editado pela Editorial Presença
     Este livro conta-nos a história de Maggie uma jovem que aos seus 10 anos vê a sua voz roubada após viver uma das cenas mais traumáticas e certamente que aterrorizantes da sua vida. Após esse acontecimento, Lil fica incapaz de pronunciar seja o que for e acaba por expressar-se unicamente por gestos ou pela escrita e passa a viver numa pequena bolha dentro da sua casa, o seu refúgio são os muitos livros que preenchem as suas prateleiras e algumas visitas bem recorrentes do seu amigo e crush de infância: o Brooks.
      O ponto de partida do livro é este e a partir daqui tudo o que vemos no livro são as escolhas que a Maggie consegue fazer mediante a sua condição e ansiedade perante o exterior, assim como o crescer e evoluir da amizade dela com Brooks que é uma coisa para lá de maravilhosa. É daquelas amizades que até dá gosto ler e que nos faz fazer figas durante o livro todo para que as coisas corram da forma certa e que os personagens merecem.
     Por falar em personagens, esse é decerto um dos pontos mais fortes e que contribuem em muito para este livro ser tão bom quanto foi porque estas foram de facto bem construídas e a autora esmerou-se mesmo em nos dar a conhecer a forma como não só as principais, mas algumas das personagens secundárias também estavam a conseguir lidar e gerir aquilo que aconteceu com a Maggie e a forma como a veio a moldar na sua adolescência e posteriormente, idade adulta.
      Não é coisa que aconteça facilmente comigo, mas este livro ainda me deixou com as lágrimas nos olhos e com um enorme aperto no peito em algumas passagens o que por si só é sempre bom sinal porque significa que a autora conseguir fazer mais que bem o seu trabalho.
      A escrita da Brittainy é algo que joga bastante a seu favor, é bem simples, fluída e é narrada na primeira pessoa, indo intercalando entre a Maggie e o Brooks, o que os torna ainda mais próximos do leitor e faz com que estejamos na mente deles a cada passo que eles dão.
      A mensagem mais importante que retenho desta leitura é que antes de amarmos alguém, temos que nos amar a nós mesmos com todas as qualidades mas também defeitos que acarretamos. Somos todos seres individuais e diferentes uns dos outros, por isso há que aceitar isso. Ninguém consegue manter ninguém ao seu lado e amar esse alguém plenamente, sem primeiro estar em paz consigo.

Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram