Opinião | Finale - Becca Fitzpatrick

Olá! Esta é a opinião que tenho mais atrasada, sendo o livro que li há mais tempo, por isso decidi que seria a opinião certa para postar hoje. Confesso que já tenho umas poucas opiniões literárias em atraso, mas espero conseguir colocá-las a todas em dia ao longo do mês de Dezembro.

Título: Finale
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Porto Editora
Edição/reimpressão: 2015
ISBN: 978-972-0-04232-3
Páginas: 384
Sinopse: "O destino lança os dados neste capítulo final da saga hush, hush.
Nora está absolutamente certa sobre o seu amor por Patch. Anjo caído ou não, Patch é o homem da sua vida. A herança e o destino que couberam a Nora ditam que terá de ser inimiga do seu amor, mas não há como lhe voltar as costas. Agora, Nora e Patch deverão unir forças para enfrentar o derradeiro desafio. Assistiremos ao regresso de velhos inimigos e ao nascimento de novos aliados. Um amigo será o protagonista de uma inesperada traição que ameaçará a paz com que Patch e Nora sonham tão desesperadamente. As linhas da batalha estão formadas… mas de que lado devem lutar? E, no final, será o amor capaz de conquistar todos os obstáculos?"

Opinião: Começo por dizer-vos que muito adiei esta leitura pelo simples facto de não querer dar por terminada esta série, mas em algum momento tinha que fazê-lo e lá decidi que estava na altura certa para tal.
     Patch, anjo caído banido dos céus por fazer algo imperdoável e Nora, uma nefilim, formam um casal que apesar de pertencerem a espécies diferentes e que são rivais o que impede de alguma forma que eles estejam juntos, contudo não é suficiente para conseguir tal coisa, pelo que os dois lá vão mantendo a relação em segredo dentro dos possíveis.
     No livro anterior Nora foi obrigada a fazer um juramento de sangue a Hank Miliar, alguém que desprezava mas que descobriu ser o seu verdadeiro pai e que a obrigou através do juramento de sangue a prometer que liderava o grupo de Nefilim em tempos liderado por ele, de modo a fazê-los ganhar a luta contra os anjos caídos e, no caso de Nora falhar a sua missão morre.
     Neste livro deparamo-nos com uma Nora que, embora mais forte, ainda continua com algumas indecisões e sem saber ao certo que posição tomar em relação à situação em que foi colocada por obrigação. Esta personagem sempre se deparou com imensos dilemas ao longo da série hush hush, mas as coisas tornam outras proporções neste último porque se por um lado ela tem que fazer aquilo que jurou para se manter viva, por outro quer muito manter-se do lado de Pach, o seu eterno amado.
     As surpresas estão ao rubro e nem todos são o que parecem e dizem ser, pelo que Nora acaba por confrontar-se com muitas desilusões ao longo da sua passagem enquanto líder dos Nefilin e depois terá que deparar-se com a perda de alguém que até então lhe era querido. Confesso que aquela perda até me deixou com o coração partido porque adorava aquela personagem e esperava tudo menos aquele final para ele, mas os escritores lá têm o dom de por vezes nos presentear com finais assim.
     A escrita de Becca é cativante como sempre, ela sabe desde o início como agarrar o leitor à sua história, mas o grande se da sua história é definitivamente o seu final. Se por um lado as coisas até acabam bem, por outro achei as coisas deveras apressadas no final e esperava uma aproximação maior por parte das personagens depois de tudo aquilo porque passaram, mas ainda assim fiquei minimamente satisfeita com este encerro de mais uma série. Uma série que espero ter oportunidade de reler no futuro.
"Havia outro pensamento a incomodar-me. Quanto tempo é que eu e o Patch podíamos viver uma mentira .. sem deixar que se tornasse verdade?"
Pág: 58
Classificação: 
Playlist:

E vocês já leram ou gostariam de ler esta saga?

4 comentários:

  1. Olá,
    Eu já li esta saga há um tempito.
    Achei que a autora podia ter feito um desfecho melhor. Detestei que todas as pessoas fossem alguma coisa e os humanos acabaram por ser pouco afinal era tudo nefilim, anjos caídos ou anjos. Depois a luta entre os nefilim e os anjos caídos foi muito fraquinho. E o pior de tudo foi quando o Patch desapareceu.
    Mas em defesa da autora devo dizer que adorei o 1º e 3º livro. Já o 2º ainda detestei mais do que ao 4º.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, aquela luta ficou assim um bocado a pairar no ar sem grande ação, mas pronto.
      De facto para um livro que encerra uma saga faltou qualquer coisa. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Viva,

    Não é bem o meu estilo de leitura mas fico contente que tenhas gostado, quanto ao teres comentários a livros por fazer ui também não faz muito comigo pois começava a ficar nervoso, prefiro ler e comentar logo para não me esquecer :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É mesmo, depois uma pessoa esquece-se de alguns detalhes, mas bem tenho um cadernito onde aponto as coisas mais importantes para depois escrever a opinião. :)
      Beijinhos.

      Eliminar

Instagram