Opinião | Em parte incerta - Gillian Flynn

Olá! Hoje é dia de mais uma opinião literária, sendo que este livro também foi lido na sequência do desafio de férias e estava integrado na categoria de ler um livro com mais 500 páginas e tenho a dizer-vos que foi uma leitura muito surpreendente.

Título: Em parte incerta
Autora: Gillian Flynn
Editora: Bertrand Editora
Edição/reimpressão: 2013
ISBN: 9789722525572
Páginas: 520
Sinopse: "Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…
Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?"

Opinião: Este é daqueles raros casos em que se pudesse descrever o livro em poucas palavras diria que ele é bizarro mas surpreendente.
     Desde que iniciei esta leitura que tive a sensação de que as personagens queriam dizer mais do que aquilo que estavam realmente a dizer, o que me levou a estar sempre de pé atrás e com razão.
     Este livro conta-nos a história de Amy, uma mulher que faz testes de personalidade para revistas femininas e que dá vida à personagem principal de uma série de livros escrita pelos seus pais “A incrível Amy”, sendo que para escrever essa série os seus pais basearam-se nos seus sucessos e nas suas derrotas que quando existem tornam-se sempre em êxitos nos livros. Na minha opinião "A incrível Amy" foi só uma desculpa que os os seus pais arranjaram para colocar em cima da verdadeira Amy um conjunto de expectativas a que ela tenta sempre corresponder.
     E depois temos Nick, um homem misterioso que é jornalista num jornal e os dois conhecem-se um dia, inesperadamente, numa festa. São pessoas que se revelam tão diferentes que quase parece improvável que formem um casal feliz, mas isso lá acontece por um tempo. Os dois lá acabam por apaixonar-se e posteriormente casar, até que após 5 anos de casamento, Amy desaparece do nada deixando todos preocupados e sem saberem o que fazer ou pensar.
     A verdade é que neste livro nada é o que parece e somos constantemente surpreendidos. Os capítulos estão divididos por pontos de vista de ambos os protagonistas e até mais ou menos meio do livro os pontos de vistas de Amy consistem em entradas no seu diário ao longo daqueles 5 anos de casamento, revelando-nos detalhes sobre o mesmo. Creio que o ponto fulcral desta história acontece mesmo na segunda parte do livro que é uma verdadeira surpresa.
     A escrita da autora é de facto deliciosa, é uma escrita com alguma descrição, mas o tipo de descrição que não se torna maçuda, muito pelo contrário, ela tem uma narrativa que flui com muita maturidade e envolve naturalmente qualquer leitor e depois tem o dom de nos pregar com aqueles choques de realidade e verdade que não estamos à espera. Outro ponto que gostei muito no que toca à escrita da autora é o facto de em alguns momentos a escrita da autora ser muito crua, muito sincera e realista a pontos de existirem momentos em que eu até voltava atrás para ver se aquilo tinha sido realmente escrito. Isto aconteceu-me essencialmente em capítulos do ponto de vista de Amy.
     Tenho a dizer-vos que também encontrei alguns pontos menos positivos relativamente à narrativa deste livro, por momentos senti que a autora andava sempre em torno do mesmo, mas isso melhora a partir da segunda parte que é um correr de acontecimentos, principalmente com aquele final que considerei inesperado mas também apressado.
     O livro é realmente muito bom, é surpreendente e depois somos confrontados com aquele final que nos deixa de boca aberta: um final pouco justo e que deixa o leitor com aquele sentimento de querer ver a justiça ser feita. Uma coisa é certa, ambos os personagens são loucos e por isso mesmo juntos são o descalabro total, pelo que por momentos senti-me incapaz de compreendê-los.
     Tive momentos em que odiei a escritora por ter feito o livro levar aquela reviravolta que tão depressa nos mostrou o melhor dos seus personagens, como o pior. Pessoas humanas, pessoas desesperadas e capazes de fazer quase tudo para atingir os seus objetivos.
     Um livro que está mais do que recomendado, um livro que deve ser lido sem grandes informações para poderem sentir a grande autenticidade deste trilher e serem tão surpreendidos quanto eu.
     Só não dou as 5 estrelas ao livro devido ao seu final, é definitivamente o típico final de "arrancar os cabelos".

Classificação: 

Playlist:
E vocês, já leram ou pretendem ler este livro? Partilhem comigo a vossa opinião se já leram este livro.
  

12 comentários:

  1. Ainda não foi desta que peguei neste livro! E agora com o início das aulas ainda pior! BAH!!!
    Gostei muito da opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Pois, com o início das aulas acredito que seja pior, mas quando tiveres oportunidade hás-de lê-lo, vale realmente a pena!
      Obrigada! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Viva,

    Ena gostaste mesmo do livro, a ver se um dia tenho oportunidade de ler.

    Parabens pelo excelente comentário :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, pode dizer-se que superou as minhas expectativas devido à reviravolta que levou.
      Muito obrigada Fiacha. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá
    Ainda bem que gostaste ;)
    Eu fui mesmo surpreendida com aquela reviravolta.
    E podia mesmo ter um finalzinho melhor eheh.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Também eu, não contava mesmo com aquilo!
      Mesmo a sério, fiquei de boca aberta e revoltada com aquele final, ahaha.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Olá Tânia,
    Adorei este livro acho fenomenal. Gostei muito do filme acho que está bem fiel ao livro.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sem dúvida que é, também já vi o filme e está fiel ao livro, mas gostei mais do livro porque é difícil condensar todo o seu conteúdo numa hora e pouca de filme. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Tenho este livro para ler há muito tempo e tenho criado muitas expectativas em torno do mesmo. Mas espero vir a gostar tanto como tu. Mas agora até fiquei assustada com o possivel final :) beijinhos e obrigada pela review

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu acho que é difícil de não gostar e ficar surpreendido com este livro se o lermos sem spoilers como aconteceu comigo. :)
      Quando leres quero saber a tua opinião para saber se gostaste, ahaha. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Viva,

    Parece um livro interessante, não conheço mas tenho lido alguns comentários interessantes...fico contente que tenhas gostado, se tiver oportunidade vou ler :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este livro tem tido críticas, na sua grande maioria, muito positivas. Se tiveres oportunidade de ler, depois quero saber a tua opinião. :)
      Beijinhos-

      Eliminar

Instagram