Opinião | Stars - As estrelas mais brilhantes - Anna Tood


Título: Stars - As estrelas mais brilhantes
Série: Karina and Kael #1
Autora: Anna Todd
Editora: Editorial Presença
Edição/reimpressão: 2018
ISBN:  9789722362856
Páginas: 264
Sinopse: "Após uma juventude dominada pela instabilidade familiar, devido à profissão do pai, militar de carreira, e ao comportamento rebelde do irmão, Karina Fischer, agora com vinte anos, é massagista em Atlanta onde, já na sua própria casa, pela primeira vez se sente bem.
Numa sessão de massagens, conhece Kael, um jovem ex-combatente, bem-parecido mas introvertido e com sinais de desgaste emocional causado por duas missões no Afeganistão. Karina habitua-se à sua presença silenciosa na qual vê algo que a tranquiliza e a ajuda a ultrapassar o caos familiar que marcou a sua vida. Kael mal a conhece, nem parece querer conhecê-la melhor e... fala muito pouco.
Contudo, Karina vê neste homem misterioso a estabilidade de que necessita, e enche de silêncios as suas próprias ilusões. Mas as ilusões podem ser desfeitas tão depressa como surgem. E quando Karina entra no mundo de Kael, descobre que há mentiras mais perversas do que alguma vez poderia ter imaginado."

Opinião: Começo por dizer que a capa deste livro está qualquer coisa de espetatuclar e creio que leva qualquer pessoa que desconheça a autora (coisa quase impossível devido à série After) a comprar este livro só pela capa maravilhosa.
     Este livro conta-nos a história de Karina que tem uma vida familiar bem peculiar e instável, desde cedo que ela se confronta com dificuldades: a sua mãe desapareceu, o seu pai era militar o que fazia com que passasse muito tempo fora e o seu irmão mais novo é a rebeldia em forma de pessoal. Pelo que desde cedo que Karina soube que queria ter o seu emprego e a sua casa com o intuito de conseguir algum sossego.
     Agora com apenas vinte anos Karina conseguiu a independência pela qual tanto ansiou e lutou e é massagista em Atlanta onde conhece Kael, um ex-combatente que vai até ao salão onde ela trabalha em busca de algum alívio físico.
     Desde logo que o Kael se revela enigmático e sem grande vontade para grandes diálogos, contudo é inevitável que Karina acabe por reparar em todo o desgaste emocional que ele apresenta e até em algumas das suas marcas físicas que parecem provocar-lhe algumas dores.
     Os dois acabam por estabelecer uma amizade bem curiosa, apesar de todos os silêncios que por vezes a preenchem, e posteriormente acabam por apaixonar-se, mas as coisas mantêm-se firmes por pouco tempo, não viessem alguns segredos à tona abalar a relação que tinha tudo para dar certo e ser boa para ambos.
     Este livro não foi definitivamente tudo aquilo que eu esperava, mas estou a manter as expectativas para que o segundo livro desta série venha superar este e venha ligar todos os pontos que este não conseguiu ligar. Senti que esta relação acabou tão depressa quanto começou, o que fez com que não conseguisse entrar devidamente nesta história e agarrar-me a este casal tanto quanto gostaria.
    Os personagens secundários são outra grande lacuna neste livro, principalmente o irmão de Karina, Austin, e a melhor amiga dela, Elodie, creio que são duas personagens secundárias que poderiam ter mais destaque, mais profundidade e que poderiam ter contribuído mais para que este livro resultasse de outra forma.
    Sinto que a abordagem da autora foi muito superficial em quase todos os aspetos: nos personagens principais, nos secundários e no próprio desenvolvimento da trama. Foi tudo muito rápido, muito leve, sem nos deixar margem para nos apaixonar-nos pela história como queremos. Estava bem ansiosa por ler um romance com um ex-combatente e poder ter alguma perspetiva daquilo que ele passou por lá: os sacríficos e as marcas que eles deixaram, mas nada disso aconteceu. Anna Todd quis estragar o presente dos personagens com acontecimentos do passado, mas não ousou dar-nos um flashback desse passado.
     Uma coisa que compensa de alguma forma os pontos menos bons, é o facto da escrita da autora ser bastante fluída, o que torna a leitura muito mais rápida, por isso para quem pretende ler um livro leve, com alguma pitada de romance à mistura, este é uma boa opção.
     Ainda ponderei dar 3,5 a este livro, mas mais tarde acabei por baixar a cotação no goodreads e dar-lhe apenas 3 estrelas que não são muito gordas, mas fico na expetativa de que o segundo supere este primeiro livro.

Classificação: 

Playlist:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram