Balanço literário | 2016

Olá! Depois de terminar este post sinto que deveria ter vergonha de partilhar isto, uma vez que nenhum dos meus desafios literários para 2016 foi cumprido a 100%, mas como sou da opinião que o importante é ler o que gostarmos, sem pressões, não me sinto muito mal com isto, mas sei que é uma boa forma de aprender a deixar o ano que se segue mais em aberto, propondo-me a menos desafios.

Desafio Goodreads
Vou ser muito sincera, não consegui ler os 50 livros que pretendia, mas não me sinto culpada por isso. É apenas uma meta que teria ficado feliz por cumprir, mas que não morri por não cumprir. É um ano novo, cheio de novas possibilidades e vou manter a fasquia sem pressões.

Ler 20 livros da TBR
Dos 20 que deveria ter lido, li apenas 5 livros da minha TBR se contar apenas com os livros que tenho em formato físico e não em formato ebook na biblioteca da Wook. Uma vergonha, as coisas correram bem no primeiro semestre do ano, mas depois começou tudo a descambar e acabei por dedicar-me a leituras que me apetecia fazer no momento: mais leves, sem grandes pormenores. 

Ler 10 livros da TBR Challenge
Falhanço total, ainda fiz a votação para o primeiro aqui no blog, mas nem peguei no livro. Uma vergonha é um facto, mas leituras planeadas não é comigo, mesmo! 

Iniciar, continuar e terminar as séries na estante
Não terminei nenhuma, mas continuei algumas e comecei uma.

Ler 4 clássicos
Clássicos nem vê-los, terão que ficar para um futuro próximo ou não.

Reduzir o número de aquisições
Quase 50 aquisições ao todo, contando com os livro que comprei em formato ebook e até mesmo com aqueles que me foram cedidos pelas editoras. Era suposto o número de aquisições ser bem inferior ao de leituras, contudo foi superior. 

Ler mais livros da biblioteca
Um objetivo que não teve muito sucesso, uma vez que poucos foram os livros lidos da biblioteca durante o ano que passou, mas que ainda assim pretendo levar comigo para 2017 e pela vida fora.

Leituras no feminino
Este deve ser o desafio mais bem sucedido de todos aqueles a que me tinha proposta, das 42 leituras que fiz, 40 foram de autoras, por isso parabéns para mim! Bem, creio que este foi o desafio que cumpri de forma mais involuntária possível, não pensei muito nisto, mas tenho uma grande tendência para ler mais autoras do que autores, mas sinto que preciso de variar mais isso.

Ler um autor nacional por mês
3 das minhas leituras foram de autores portugueses, então não posso considerar que este desafio tenha sido um sucesso.

E o vosso ano de 2016 correu melhor que o meu? Conseguiram atingir os vossos desafios literários ou também ficaram aquém das vossas expectativas?

2 comentários:

  1. Olá!
    Por vezes a vida não nos deixa cumprir todos os objectivos a que nos propusemos, mas o que interessa é ler e ter objectivos. Assim o nosso caminho é mais claro.
    Força aí :)
    Beijinhos e bom ano de 2017
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá
    É isso mesmo, acho que as leituras são para serem apreciadas e nos darem prazer, e não devem ser uma obrigação nem uma fonte de stresse.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Instagram