Desafios e objetivos literários para 2016

Olá! Uma vez que já partilhei com vocês o meu pequeno balanço literário de 2015, é tempo de partilhar também alguns dos meus objetivos para o novo ano em que entrámos. Tentei ao máximo definir objetivos realistas e que me deixassem margem de manobra de ir lendo o que me for apetecendo, porque uma coisa é certa, quanto mais planeio os livros que vou ler, pior as minhas leituras correm.
Sei que parecem muitos desafios, mas acho que são concretizáveis. Entretanto vou tentar ir fazendo updates de como estão a correr os desafios.

Desafio goodreads

Começando pelo desafio em que a maioria dos leitores participa, o desafio do goodreads. Este ano decidi aumentar um bocadinho a fasquia e propor-me a ler 50 livros. Vamos lá ver como isto corre!

Ler 20 livros da TBR

Quando eu digo 20 livros penso-o como um ponto de partida, porque o meu grande objetivo para este ano é ler o maior número possível de livros que tenho na estante por ler. A verdade é que ao longo do ano 2015 muitos foram os livros adquiridos e não lidos, por isso se já tinha alguns livros por ler na estante, o número aumentou drasticamente.
Não vou fazer um pote para a TBR, vou simplesmente lendo o que me for apetecendo dos livros que estão na estante por ler.

Ler 10 livros da TBR Challenge

Mais uma iniciativa com o intuito de diminuir a pilha de livros não lidos, este ano decidi criar um pote com vários desafios, mas mais posteriormente partilharei mais pormenores sobre isto com vocês e os respetivos desafios.
Vi esta ideia no blog da Neuza, o Mil folhas.

Iniciar, continuar e terminar as séries na estante

Este ponto é uma verdadeira vergonha, porque muitas são as séries que já comecei a ler, outras tantas que tenho o(s) primeiro(s) livro(s) na estante por ler, então decidi que este será o ano de encerrar o máximo de séries que conseguir.

Ler 4 clássicos

Numa tentativa de ler grandes obras e a estrear-me com clássicos, para 2016 vou propor-me a ler 4 clássicos, o que dá uma estimativa de ler um clássico de 3 em 3 meses o que me parece razoável.

Reduzir o número de aquisições

Isto vai ser um verdadeiro teste a mim mesma, mas vamos lá ver como corre. A ideia é priorizar os livros que dão continuidade a sagas que tenho na estante, alguns que estão na minha wishlist há muito tempo ou então àquelas novidades que não dá mesmo para resistir.

Ler mais livros da biblioteca

Durante o ano de 2015 voltei ao velho hábito de requisitar livros da biblioteca, acho este hábito tão bom e positivo que vou querer mantê-lo ao longo do ano de 2016.

Leituras no feminino

Este desafio é promovido pelo grupo Maratonas, desafios e leituras conjuntas no goodreads e consiste em lermos livros de autoras, pelo que temos vários níveis consoante o número de livros que formos conseguindo ler.

Ler um autor nacional por mês

Outro desafio promovido pelo grupo Maratonas, desafios e leituras conjuntas no goodreads e é o desafio que estou mais reticente de não conseguir concretizar, mas vou fazer os possíveis para tal porque quero muito ler e conhecer mais autores nacionais.
E vocês, que desafios literários têm para 2016?

10 comentários:

  1. Olá!
    Tens pela frente muitos e bons desafios, principalmente reduzir o numero de aquisições. Uma parte sempre difícil :)
    Eu leio muitos livros da biblioteca, por isso apoio-te a 100%.
    Desejo-te um excelente 2016 cheio de muitas e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É mesmo um dos pontos mais difíceis, mas quero mesmo esforçar-me para isso, senão compro sempre mais do que aquilo que consigo ler num mês.
      Sem dúvida que ler livros da biblioteca é uma excelente iniciativa! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Gostei especialmente do: "Ler mais livros da biblioteca" ;)
    Boa iniciativa! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sem dúvida que esse é um dos melhores desafios para 2016. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá! Tens muitos desafios para 2016, espero que consigas fazer tudo, quero ir lendo as tuas opiniões, boa sorte :D

    Bom ano :D
    Beijinhos :)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, ainda são alguns mas creio que são concretizáveis porque são muito gerais o que me dá alguma liberdade de ainda assim ler o que quiser.
      Obrigada e igualmente! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Olá
    Tantos desafios tão bons :) Boa sorte!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Ois miga,

    Fico contente que tenhas tantos objetivos / desafios pois acaba por ser algo importante para nos motivar a ler mais, a sair da nossa zona de conforto, a ler generos diferentes, vale sempre a pena :)

    Espero que consigas concretizar o máximo possivel a acima de tudo tenhas umas excelentes leituras :)

    Bjs e bom anoa novo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sem dúvida que também acho importantíssimo apostarmos em géneros literários diferentes, principalmente se fugirem um pouco da nossa zona de conforto. :)
      Muito obrigada!
      Beijinhos.

      Eliminar

Instagram