Opinião | Desassossego da Liberdade - Colectânea

Olá! Cá está mais uma opinião fresquinha no blog, sendo que desta vez quero deixar o meu agradecimento à editora Livros de Ontem pelo pela disponibilidade e simpatia e por me ter cedido este exemplar para que eu tivesse oportunidade de finalmente lê-lo e partilhar a minha opinião aqui no blog com vocês.
Título: Desassossego da Liberdade
Autor: Vários
Editora: Livros de Ontem
Edição/reimpressão: 2015
ISBN: 978-989-8762-39-9
Páginas: 276

Sinopse: A colectânea Desassossego da Liberdade é a estreia do programa Guest Bloguer, criado pela Livros de Ontem, em que bloguers de literatura são convidados a organizar uma obra literária.
Sofia Teixeira, do blogue BranMorrighan, é a primeira convidada do programa e apresenta-lhe, em conjunto com a editoraLivros de Ontem, uma colectânea surpreendente e repleta de grandes nomes da literatura portuguesa. Adicionalmente, damos a oportunidade a 5 novos autores de publicar um conto em conjunto com alguns dos maiores nomes da cultura portuguesa."

Opinião: Posso começar por dizer-vos o quanto gostei de toda a estética deste livro: a capa que para mim é maravilhosa e está super bem conseguida e depois ainda temos diteito a um marcador de livro igual, mas também o facto de cada conto estar dividido com duas páginas pretas que nos fazem referência ao autor e nome do respetivo conto que se segue. Todo um cuidado que não me ficou indiferente, de modo algum.
     Na minha opinião este livro já se revela uma grande obra pelo facto de ter sido fruto de um projeto inovador que contou com a colaboração de uma blogger (link) e de reunir um grande leque de autores: uns consagrados, outros em que esta é a sua estreia e outros também eles convidados, reunindo um total de treze autores. É prometedor só pelo facto de nos permitir contactar com tantos autores diferentes no espaço de poucas mais de duzentas páginas.
     Este é portanto um livro de contos, sendo que cada autor nos escreve um e que estamos constantemente perante histórias diferentes e claro, estilos de escrita também eles diferentes sendo uns mais exigentes e completos que outros, o que nos deixa sempre na expectativa de conhecer e ler o conto do autor seguinte.
     Confesso, sou uma iniciante no que diz respeito a leituras de livros de contos, mas sem dúvida que esta foi uma experiência de leitura diferente mas muito enriquecedora, não tivesse ela despertado o meu interesse por ficar a conhecer um pouco mais alguns autores e as suas respetivas obras o que para mim já é algo super positivo. 
     É difícil avaliar um livro deste género quando ele nos presenteia com algo desta dimensão, pelo que optei por não nomear nomes de autores que gostei mais e menos, porque obviamente que não consegui gostar de maneira igual de todos, mas posso garantir-vos que dentro deste livro encontram verdadeiras surpresas e existem até alguns contos capazes de nos pôr a divagar sobre determinados aspetos da vida nomeadamente como nem sempre estamos atentos ao próximo quanto achamos que estaríamos ou como o facto de desejarmos muito uma coisa mas quando a obtemos percebemos que não a queríamos assim tanto.
     Quero também aproveitar para destacar o facto de 30% da receita conseguida através da venda destes livros reverte para o abrigo do jumento, o que para mim me parece uma belíssima ideia.

Classificação: 

Esta leitura teve o apoio da Livros de Ontem  que me enviou o exemplar em troca de uma opinião sincera.

6 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito da tua opinião.
    Tenho muita curiosidade neste livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É um livro muito rico porque reúne grandes autores e grandes estreias para este mundo da literatura. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Boas Sara.

      É óptimo ouvir que ficaste com curiosidade em ler esta obra, pois ela é de facto muito boa e (principalmente) muito diversificada.

      Caso tenhas curiosidade aqui está o link para saberes mais informações sobre a obra, e se realmente gostares podes também adquiri-la:

      http://livrosdeontem.pt/produto/desassossego-da-liberdade-colectanea/


      Cumprimentos para ti, e óptimas leituras em 2016. :)

      Eliminar
  2. Olá,
    Ainda bem que gostaste do livro. Eu também não sou de ler contos mas por vezes é bom variar e conhecer outros géneros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Também acho que por vezes sabe bem variar um pouco as leituras e sair da nossa zona de conforto. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Boas Tânia,

      Um bom leitor gosta sempre de diversificar a sua leitura, e como tal, convidamos-te a visitares o site e página online da nossa editora.

      Temos contos (que te farão ficar fã deste género), poesia, romances e até livros de empreendedorismo. Sempre com o objectivo de publicarmos novos autores.

      http://livrosdeontem.pt/

      https://www.facebook.com/livrosdeontem/


      Cumprimentos e óptimas leituras para 2016. :)

      Eliminar

Instagram