Opinião | AVC do amor - Luís Abreu

Olá! Apesar de ter outras opiniões atrasadas de leituras mais antigas, decidi priorizar a opinião deste livro que me foi gentilmente cedido pelo autor em troca de uma opinião honesta que hoje partilho com vocês.
Título: AVC do amor
Autora: Luís Abreu
Editora: Chiado Editora
Edição/reimpressão: 2015
ISBN: 978-989-51-5311-4
Páginas: 112
Sinopse: "AVC do Amor é um texto de ficção, baseado na realidade e que relata, de uma forma “leve”, não espiritual e alegre a rotina diária de uma paralisia causada por um AVC. Neste texto, o autor, ele próprio tetraplégico, faz um relato muito verosímil e realista dessa condição, misturando-o com grandes paixões, com uma viagem a outra dimensão e com alguns episódios ligeiramente humorísticos.
Com várias histórias, AVC do Amor conta-nos alguns eventos passados na adolescência e na vida adulta de Rodrigo. Personagem principal que se recusa a acreditar no AVC e que, com a pertinência das suas questões, leva o leitor a duvidar da sua condição de tetraplégico. O autor guarda segredo da sua condição e nunca revela se está mesmo tetraplégico, deixando essa decisão ao leitor.
O texto percorre várias fases da vida de Rodrigo, personagem usado para o autor refletir sobre os múltiplos assuntos que o apoquentam negativa ou positivamente.
É uma obra desconcertante que provocará, de certeza, múltiplos sentimentos conforme o estado de espírito de cada leitor."


Opinião: Começo por agradecer ao autor deste maravilhoso livro, Luís Abreu, pelo facto de me disponibilizado o seu livro em troca de uma opinião sincera.
    Arrisco-me a dizer que este é daqueles livros que deviam ser lidos por toda a gente pelo simples facto de conseguir mexer com qualquer pessoa porque abre-nos os olhos para as pequenas coisas que nos passam ao lado diariamente.
    Este livro vai-nos dando a conhecer a história de amor de Rodrigo com a Petra e, posteriormente com Margarida que embora muito felizes desde o início, acabam por ter finais inesperados.
    À parte da vida amorosa deste, vamos conhecendo a vida dele antes e depois de se dar algo inesperado na vida dele: o avc.
Antes era tudo tão relativo e depois tudo ganha outra dimensão e passa a ter outro valor, pelo que a mensagem que tiro deste livro é que devemos sempre aproveitar os momentos ao máximo e dar o devido valor até às pequenas coisas e prazeres da vida.
    Gostei bastante da forma de escrita deste autor, ele presenteia-nos com capítulos curtos, sendo que cada um deles nos fala de algo diferente e quando faz referência a algo mais sério procura sempre fazê-lo de forma mais leve e humorística e essa deixem-me que vos diga que ele sabe perfeitamente como sabê-lo. Usar o humor para amenizar a seriedade das coisas, mas sem cair no erro de as relativizar em demasia.
    Na minha opinião, o Luís transparece no livro e na sua escrita tudo o que é e mostra-nos como está bem resolvido - dentro dos possíveis obviamente – e procura constantemente fomentar a sua felicidade e contribuir para a dos outros.
    Um verdadeiro exemplo de vida que devem seguir e não deixem de ler este livro maravilhoso!

"Que terapia descobri ao escrever, no caderno de capa preta onde me confesso, as respostas anónimas de todos aqueles desconhecidos aos meus anseios, aos meus receios, as respostas às perguntas que só a mim tenho coragem de fazer."
Pág:74
Classificação: 


8 comentários:

  1. Olá!
    Também tenho este livro para ler. Espero ler o mais breve possível.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sei que entretanto já o leste e já partilhaste opinião no blog e que gostaste. :) É um livro que é difícil não gostar!
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá
    Também gostei muito deste livro, especialmente pela escrita do autor e por nos fazer refletir sobre o que realmente é importante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É mesmo e depois é um tipo de escrita que flui muito bem! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Ois,

    Já o tenho para ler e já vi imensas resenhas a elogiar o livro, fico contente que tenhas gostado e claro ajudado a divulgar :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Nesse caso espero que gostes do livro e fico à espera de ler a tua opinião. :)
      Beijinhos.

      Eliminar

Instagram