Desafio | Férias

Olá! Não sou muito fã de desafios literários, como já tinha referido aqui no blog gosto de ler o que me apetece e quando me apetece, então isto de estipular leituras para o mês nem sempre é boa ideia para mim, mas vou tentar, a sério que sim. A minha maneira de tentar garantir o sucesso deste desafio foi escolher os livros que tinha na estante e que sabia que queria ler nos próximos tempos, então foi adaptá-los a cada uma das categorias e pronto.

DESAFIO Nº 1: FÉRIAS

"Chegado o Verão, o desejo de férias cresce. O bom tempo apela a tardes de praia, passeios pelo campo, a viagens e a novas aventuras. Para uns, o destino ideal será a praia; apanhar sol enquanto se lê um livro e dar um belo mergulho para refrescar. 
Para outros, é o campo. A comunhão com a natureza, o campismo e as caminhadas pelas serras. 
Já para outros, nada bate a sensação de entrar num avião e partir para uma nova cidade, descobrir novas culturas e outros ritmos de vida."


Regras do desafio:
- Escolher uma das categorias: Praia, Campo ou Cidade;
- Ler, no mínimo, dois livros da categoria escolhida;
- Os participantes poderão concluir juntar desafios e completar os que desejarem. Poderão, inclusivamente, aliar os desafios da Ronda Especial com os da categoria escolhida.

Início: 1 de Agosto
Fim: 30 de Setembro



Tendo em conta os diferentes temas propostos: praia, campo e viagens e, os livros que tenho na minha estante por ler, achei por bem escolher o tema campo.

Campo

2.1. Para muitos, férias no campo é sinónimo de desligar telemóveis, esquecer computadores e Internet. Escolhe um livro cuja ação decorra numa época Sem Tecnologia.
Este livro é uma beleza que está na minha estante à espera e a pedir para ser lido desde que chegou cá a casa, por isso acho que esta é a oportunidade perfeita para o fazer, uma vez que se encaixa perfeitamente num dos pontos deste desafio.

2.2. É também a oportunidade de dar longos passeios por jardins e por serras. Escolhe um livro com uma capa Verde.
Verde e vermelha, mas o verde está lá. Eu preciso mesmo de ler este livro tipo já, estou ansiosamente à espera que este filme entre exibição no cinema mais próximo de mim e entretanto quero muito ler o livro para depois poder tecer algumas comparações entre o livro e o filme.

2.3. Ao final do dia, nada melhor do que ter uma refeição caseira e tradicional à nossa espera. Escolhe um livro em que a Comida ocupe um dos papéis centrais na história.
   
Neste ponto vou fazer uma pequena batota porque eu decidi que iria fazer este desafio pegando nos livros que tenho na estante por ler. É o seguinte: não tenho na estante nenhum livro que tenha comida como um dos temas centrais na história, mas o livro Um amor para sempre refere algures na sinopse a palavra restaurante e o livro Só trabalho refere a palavra cozinheiro italiano e é aqui que entra a minha batotice. Certamente que os livros não se centram em comida, mas ambos possuem personagens ligadas ao ramo. Para compensar o facto dos livros da Harlequin serem pequenos é que escolhi dois em vez de um.


Ronda especial

1. Verão é, para muitos, sinónimo de leituras mais longas. Escolhe um livro com mais de 500 páginas.
Pensei que não tinha nenhum livro na estante que excedesse as 500 páginas, mas este excede por pouco. Este leitura já foi adiada demasiado tempo, por isso quero mesmo ver se leio este livro, para depois ver o filme. Só eu sei o quanto me tenho segurado para não ver este filme de uma vez por todas, mas tenho-me aguentado.

2. É, igualmente, a oportunidade de arrumar algumas séries/sagas que já se acompanha há algum tempo. Termina uma série/trilogia.
Este livro é a minha única excepção neste desafio, sendo portanto o único que estou disposta a adquirir para este desafio. Definitivamente já é tempo de dar esta saga como terminada, embora não queira nada despedir-me dela e dos seus personagens.

3. Finalmente, é altura perfeita para ler aquele livro que já está na nossa estante há imenso tempo, mas que ainda não tivemos a oportunidade de começar. Escolhe um livro que esteja na tua estante há mais de 6 meses.

Eu olhei, olhei e olhei mil e uma vezes para a estante em busca do livro ideal para esta categoria, mas não vi nenhum que me fizesse ter certezas de que queria lê-lo agora, então vou lançar a escada e colocar aqui as minhas hipóteses e vamos lá ver qual deles é que ganha e vai ser lido. Até pode acontecer não ser nenhum destes, mas pronto.
Por outro lado, também me sinto muito tentada a fazer batota também neste ponto da seguinte forma: tinha o segundo livro da saga dos predadores na noite há mais de 6 meses na estante, mas só recentemente é que adquiri o primeiro, então sinto-me muito tentada a ler o primeiro, uma vez que era difícil pegar no segundo, sem ler o primeiro. 

Quais são as vossas leituras para o mês de Agosto?

12 comentários:

  1. Olá Tânia,
    Gosto das tuas escolhas, boa sorte para as leituras e para o desafio.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Ois,

    Ter desafios é bom acredita, se os concretizas otimo caso contrário olha tudo bem na mesma ehehe, mas vale a pena :D

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, são muito bons nesse aspecto e quero mesmo ver se consigo terminar este com sucesso. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Olá,
    Ainda bem que decidiste participar no desafio. Tens óptimos livros.
    Já li "Finale" e tenho na minha lista para ler "Romance com um duque".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, não o achei assim tão exigente porque temos dois meses para ler estes livros e como estou em período de férias lá decidi participar. :)
      E então, o que é que achaste do Finale? Quero tanto saber como é que aquilo acaba!
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Olá,
      Eu pretendo ler mais livros do que apenas os do desafio mas também é verdade que tenho tido menos tempo para ler.
      Quanto a "Finale" fiquei um pouco desapontada, estava à espera de mais.
      Estou ansiosa para ver a tua opinião. Espero que gostes do livro.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá,
      Pois, quando o tempo é pouco torna-se complicado, mas certamente que vais conseguir ler mais livros do que aqueles a que te propões neste desafio. :)
      Esse é o meu receio, quero muito que o final seja bom, mas vamos lá ver.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Faz todo o sentido lei primeiro o 1º e só depois o segundo :)

    Gostei das escolhas :D

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Ainda só li Em Parte Incerta e gostei bastante.
    Os outros também parecem livros interessantes.
    Espero que te divirtas com o desafio :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Só li críticas muito positivas ao livro Em parte incerta, por isso é que estou curiosa para saber o que é que vou encontrar nesse livro!
      Muito obrigada, espero que também te divirtas e boa sorte. :)
      Beijinhos.

      Eliminar

Instagram